"Os plugues e tomadas encontrados no mercado brasileiro estão com os dias contados. A partir de 1º de janeiro, todos os equipamentos importados ou fabricados no país precisarão ter plugues com dois ou três pinos redondos, em concordância com um novo padrão criado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A mudança tem como objetivo dar mais comodidade e segurança aos usuários."
Esse é o discurso utilizado.A mudança tem como objetivo dar mais comodidade e segurança aos usuários."
Na minha opinião?
Simplesmente uma jogada estatal para arrecadar mais dinheiro.
Segundo o Inmetro, que tornou obrigatória a adoção do novo padrão, há hoje no país 12 tipos de plugue e oito de tomada. O prazo para atacadistas e varejistas se desfazerem dos antigos é janeiro de 2011.

"O que caracteriza os novos plugues é o fato de terem só pinos redondos - dois ou três, dependendo do aparelho. O terceiro pino age como fio terra e é usado em equipamentos que apresentem risco de descarga de corrente elétrica excedente, como geladeiras.
Já as novas tomadas têm seus três orifícios, todos redondos, situados numa cavidade que evita contato com o pino na hora em que ele é energizado."
Você pode pensar: "mas quem é você para analisar essa situação?!"
Eu sou apenas um consumidor, que terá que gastar mais.
E, além disso, acho que o governo deveria ocupar mais seu tempo preocupando-se em não deixar ocorrer apagões como o último, do que arrumando tomadas.
G1 - Apagão
Para maiores informações sobre o novo sistema de tomadas, leia a matéria da Veja de Outubro:
Clique aqui.
(Agradeço ao meu amigo Felipe Lamellas, pela ideia dessa postagem)
Ontem disseram para o estagiário de Itaipu:
ResponderExcluir- Quando sair apague a luz...
Deu no que deu.
O estagiário estava batendo pino...
ResponderExcluirEntendeu?, entendeu? entendeu? entendeu?
Complicado. Se essa mudança de plugs não gerasse retorno financeiro, ninguém iria tomar a iniciativa idiótica de mudar a tomada.
ResponderExcluirEsta nova tomada vai ser igual ao kit de primeiros socorros, usados antigamente nos carros...só vão servir pra alguém ganhar uma boa grana atrás das curtinas....
ps.: segurança uma ova, tenho 20 anos e só tomei um choque de tomada em toda minha vida.
ps2.: valeu Patrick pela "reportagem" ;]
eu tenho 45 25 deles trabalhando com instalações elétricas, não só nunca tomei choque, quanto vi uma coisa pior a se fazer no caso das tomadas, todos os eltrodomesticos de cozinha e maquinas de lavar roupa, computadores, carregadores de celular, computadores e tudo que tiver padrão americano vai ficar de fora das tomadas brasileiras e falam em 80% de compatibilidade? Burrice ou desonestidade, eu voto na 2ª opção!
ResponderExcluir