“Não há nada de realmente muito novo sobre algodão colorido e cultivo orgânico. Quando Colombo chegou ao Caribe, foi recebido por índios usando roupas de algodão naturalmente colorido, que foi, sem dúvida, cultivado de modo orgânico”
Na natureza, existem 55 espécies de algodão, das quais 39 são de algodão colorido, nos mais diversos tons. Como o interesse comercial pelo algodão branco é maior, as espécies de algodão colorido foram, a maioria, dizimadas porque o gene colorido é dominante e contaminava as lavouras de algodão branco.
Hoje, a procura pelo algodão colorido vem aumentando e países como Estados Unidos, Peru, China e Brasil já o cultivam comercialmente. O interesse começou por pessoas alérgicas aos corantes químicos e para o uso em recém-nascidos.
Hoje, o ativo ambiental que esse produto traz, incentiva o interesse de pessoas conectadas a práticas ecológicas, pois o algodão naturalmente colorido dispensa a etapa de tingimento, o que reduz o uso da água e a necessidade de tratamento de efluentes. Entretanto, as opções de cores são restritas. No Brasil, é possível encontrar os tons de marrom claro, verde e marrom rubi, os quais compõem o projeto de algodão colorido desenvolvido pela Embrapa Algodão, na Paraíba.
Para mais informações:
Embrapa Algodão
Natural Fashion
Poxa cara! Que coisa bacana! E tem algodão xadrezinho ou com motivos florais?
ResponderExcluirSe tiver, vai ser um L-U-X-O-O-O!!!!
Atualmente tem vários padrões de tecido feitos artesanalmente, incluindo a padronagem xadrez e listras. Nos temos sapatos feminino com estes motivos. Veja nosso catálogo no flickr. Tem link em nosso blog.
ResponderExcluirAbs, Sandra, Babel das Artes